Compras online mais seguras em 2021

 


Fazer compras online vai ser mais seguro a partir de janeiro. Os dados que usava até agora (número do cartão, data de validade do mesmo e código CVV/CVC) numa compra pela net com o cartão, de crédito ou débito. deixarão de ser suficientes.

A nova regra implica a utilização de dois, ou mais, elementos na validação das transações. Por exemplo, o nome do utilizador ou uma palavra-passe; um código de SMS enviado para o número de telemóvel; a impressão digital ou o reconhecimento facial. 

Desta forma, mesmo que os dados do cartão sejam violados, a compra só é confirmada, se, por exemplo, for introduzido o código, enviado, por SMS, no campo solicitado pelo site. Assim, evitam-se possíveis fraudes. 

Se ainda não atualizou os contactos associados às suas contas bancárias, apresse-se a resolver a situação, pois as instituições podem não garantir a conclusão do processo até ao inicio do próximo ano, ficando impossibilitado de fazer pagamentos online. 

Informe-se também junto do seu banco sobre as soluções oferecidas e como aderir às. Pode ser necessário, por exemplo, instalar uma aplicação no telemóvel. Verifique ainda se é possível efetuar os procedimentos à distância, através de meios digitais, ou se tem de se dirigir ao balcão. Deste modo, passa a ser essencial que, sempre que altere o seu número de telemóvel, o atualize no banco, para que continue a poder fazer compras pela internet. 


Deco Proteste, novembro 2020.

Comentários